O Instituto ALGUÉM


Este slideshow necessita de JavaScript.

Um dos aspectos mais tocantes das histórias de Ana Luiza e Giulia Wallace foi a mobilização gerada em torno delas. A mais conhecida foi aquela que inundou as redes sociais e fez com que centenas de pessoas decidissem doar sangue em pleno carnaval.

Mas havia outra mobilização em curso. Desde o diagnóstico, os pais de Ana e de Giulia nunca ficaram sós. As meninas nunca ficaram desamparadas. Aos que as acompanharam, emocionava a montanha de presentes, as dezenas de ligações e ofertas de ajuda de desconhecidos, de várias partes do país.

Não era dinheiro, eram números de telefone, endereços, contas de email, literatura especializada, nomes de médicos, números de banco, nomes de outros pacientes e, acima de tudo, mensagens de apoio. Um emaranhado de pessoas se formou em torno das meninas e, desconexo, sem que a maioria se conhecesse entre si, era a imagem sólida da união em torno de um único objetivo: ajudar.

A luta de Ana Luiza e Giulia chegou ao fim. Agora seus pais têm a missão de honrar as histórias delas, lutando para que outros meninos e meninas tenham o direito de lutar contra a doença com o mesmo apoio, as mesmas armas e a mesma certeza de que há alguém sempre por perto, ajudando.

Enquanto você lê este texto, crianças, pais e mães continuam chegando do interior do estado, desembarcando numa cidade grande e no pesadelo do diagnóstico do câncer. 70% dos doentes atendidos no FCECON são do interior. Via de regra, como tantos outros pacientes de Manaus, são pessoas humildes e com pouca informação — duas coisas que nem sempre andam juntas. Na maioria das vezes, chegam à capital sem poder contar com ninguém.

O mesmo ocorre com pequenos amazonenses que precisam procurar tratamento fora do estado, quase sempre em São Paulo. São crianças que muitas vezes sequer têm a chance de se despedir dos coleguinhas da escola, são pais que não têm a chance de preparar a família, comprar passagens, organizar a vida para uma mudança tão drástica.

Na maior parte das vezes, são pessoas que chegam a São Paulo sem dinheiro, sem roupas, sem abrigo e sem amigos. São apenas eles e um filho doente. Os amazonenses que recebemos em Manaus e os amazonenses que mandamos para fora vivem o mesmo desespero da falta de informação, amparo, abrigo, dinheiro, conforto e apoio, financeiro e emocional.

É onde o instituto, inspirado nas meninas, quer atuar. Nossa missão, antes de ampliar e divulgar informações sobre a doença, antes de formular e propor melhorias políticas públicas e estruturais relativas ao tratamento da doença na região Norte, é mostrar a essas famílias que há alguém do lado delas.

Este aspecto, fundamental para deixar clara a missão da entidade, nos levou a escolher o nome ALGUÉM.

Muito mais do que a união das iniciais dos nomes Ana Luiza e Giulia Unidas Em Missão, o Instituto ALGUÉM pretende contribuir para tornar a luta de outras crianças mais digna, confortável e humana. Ana Luiza e Giulia lutaram com todas as armas e sempre tendo alguém ao lado delas. Hoje, através do instituto, as duas se unirão em missão contra o câncer, através de seus pais.

Carolina, Marcos, Soraya e Paulo sentiram a necessidade de fazer por tantas outras famílias e crianças, o que foi feito por eles e pelas meninas. A palavra ALGUÉM expressa o que todos nós queremos ser para estas famílias.

A conexão de pessoas, a divisão de esforços e a união de informações, talentos e capacidades pôde dar às meninas não o tratamento mais exclusivo e mais caro, mas o suporte que elas e suas famílias mereciam.

O câncer é democrático, não escolhe a classe social ou a escolaridade dos pacientes. O que pode mudar o desfecho de tantas histórias é, além do tratamento adequado, a orientação correta e o amparo às famílias.

Este é o nosso foco: com a formalização da nossa entidade, com as parcerias que já estão sendo fechadas e com a materialização de casas de apoio aqui e em São Paulo, vamos mostrar a essas famílias que elas têm, a partir de agora, ALGUÉM ao lado delas.

Muito obrigado a você, que votou na enquete sobre o nome do nosso instituto. A você que comentou no blog, ofereceu ajuda, se colocou à disposição dessa ideia. Foram dezenas de emails, e nenhum deles foi ignorado. Vamos ter um banco de dados com todos os contatos dos que se dispuseram a, de alguma forma, ser ALGUÉM para nossos pequenos pacientes de câncer na região Norte.

As reuniões vêm moldando a materialização deste sonho. Aspetos legais e contábeis, a divisão de tarefas, a definição de uma agenda e de um cronograma, bem como a modelagem do que vamos ser, estão em curso. Você, que quer participar e ainda não sabe como ajudar, logo vai ver o instituto ALGUÉM virar realidade.

Obrigado a todos!

62 thoughts on “O Instituto ALGUÉM

  1. Carolina e Marcos, desde o início do blog até hoje não houve um dia sequer em que não orei pela filha de vocês. Sorri e chorei muito. Vocês não me conhecem mas Ana Luiza estará para sempre em meu coração. (L)

  2. Eu sou alguém contra o câncer infantil. A Giulia e a Aninha plantaram esta semente no meu coração e eu não vou parar de ajudar nunca mais…em nome delas…
    Contem comigo para o que precisarem, tenho contatos com o Cajec que é uma casa de apoio pra quem vem se tartar em SP e não tem condiçoes de se hospedar em algum lugar…eles estão preparados pra receber estas crianças com o maior conforto e carinho. Beijos

  3. Quero primeiramente parabenizar a todos envolvidos pela causa… Trabalho na FCECON diretamente com as crianças e sei bem como é essa realidade, defendo essa causa e pretendo continuar lutando por ela, acho que quando esse tipo de situação acontece conosco ou com ALGUÉM que conhecemos é que nos damos conta como é dificil lutar contra essa doença, que muitas vezes nos pega de surpresa… e aí acontece uma verdadeira LUTA CONTRA O TEMPO!!!

  4. Parabéns pessoal!!!!!! Tenho certeza que através de ALGUEM a história de vocês ajudará muitas e muitas famílias! Fiquem com Deus!

  5. Viva Giulia e Ana Luiza !!! Eu sou ALGuem contra o cancer infantil e ALGuem que vai ajudar nesta instituição!

  6. Parabens!
    Parabens nao só pela iniciativa mas principalmente, Parabens pela força de vocês, que acima de tudo são pais e mães.
    Parabens por serem essas pessoas tão especiais e iluminadas!
    Muita sorte e muita luz nesse projeto! E contem comigo para o que precisarem!

  7. Oi Carolina e Soraya, eu vim aqui pra dizer-lhes que estou a disposição para ajudar no que quiserem, eu li várias vzs os textos e senti dentro de mim que devo ajudar de qq maneira.

    Meu email é: dimagalhaes@hotmail.com

    SEMPRE A DISPOSIÇÃO!

  8. Carol, Marcos, Soraya e Paulo..o q vcs precisarem entre em contato. No que eu puder ajudar.
    facebook/Cintia Nery

  9. Interessante o nome ALGUEM …. que Deus abençoe os passos dessa organizaçao , quem acompanhou o tragetório dessas 2 meninas lindas e cheias de luz sabe a importancia desse instituto.

  10. Não poderiam ter escolhido nome melhor! Parabéns pelo trabalho! Sabem que podem contar comigo sempre! Amo vcs! Beijos.
    Lorena.

  11. Pais especiais filhos fantasticos, assim eu descrevo Giulia e Ana Luiza!!!!
    Duas menias lindas que nos ensinaram o verdadeiro amor, com tão pouca idade nos ensinaram muita coisa!!!
    Marcos, Carol, Soraya e Paulinho muito obrigada por tudo!!! Vocês estarão sempre em meu coração!!!
    Contem comigo!!!!

  12. EXPLÊNDIDO. O AMOR DE DEUS É MARAVILHOSO

    CAROL E SORAYA. ESTOU COM VCS NESTA CAMINHADA.

    EU, MEU ESPOSO E MEU FILHO SEMPRE ALERTAS.

    DANIELLE MACHADO
    CONSTRUTORA COLMEIA

  13. Que coisa mais linda esse nome que deram a essa instituiçaõ,se assim posso dizer.Creio que voçes foram orientadas por DEUS.Parabens e sucesso.Que DEUS continue abençoando voçes.

  14. Eu sou ALGUEM contra o cancer.PARABENS pela idéia, pelo nome, tenho certeza da vitória de vcs nessa causa tão nobre, que será a vitória de muitas crianças..DEUS ILUMINE A TODOS QUE ABRAÇARAM ESSA CAUSA.

  15. Adorei o nome que decidiram… ALGUÉM…
    Sabia que muitas pessoas nem sabem que podem ser ALGUÉM para ALGUÉM? Parece estranho, mas existem muitos corações que são solidários, mas que precisam de um empurrãozinho para manifestarem sua ajuda a ALGUÉM… Espero que o Instituto seja esse motor propulsor da solidariedade… Todos tem algo a oferecer… Sei que vocês pediram que as pessoas enviassem e-mails manifestando de que forma poderiam ajudar, mas acho que seria bem bacana que vocês pudessem divulgar quais habilidades vocês necessitam para alavancar, o quanto antes, o Instituto. Estão precisando de voluntários administradores, médicos, advogados, contabilistas, divulgadores, organizadores de eventos, redatores, entre outras funções? Ou apenas precisam de doações ? Gosatria muito de poder ajudar, mas gosstaria de saber como… Deixo um abraço a todos os envolvidos e que Deus esteja ao lado de vocês!!! Contem comigo! Karen Tiúba (9199-7390).

  16. #emocionada!
    Parabéns pela iniciativa, o nome ajudei a escolher, q orgulho!
    Contem comigo para o q precisarem, afinal, eu sou ALGUEM na luta contra o cancer!
    Deus os abençõe, TREMENDAMENTE!

  17. Parabéns mães e pais guerreiros,eu também sou ALGUEM nessa luta contra o câncer infantil.Viva a Giulinha e Aninha,nossos anjinhos.

  18. Parabéns pela iniciativa! Vocês são abençoados por Deus, e Ele está contigo, sou fã de vocês!

  19. Adorei, sou de Parintins, mais moro em Boa Vista, estou disposta a ajudar também, podem contar comigo….Parabéns…..

  20. Lindo demais…Vocês etão de Parabéns!!! Que Deus continue fortalecendo vocês cada vez mais, e que todos nós possamos ajudar vocês nessa linda missão que as meninas nos deixaram: ajudar o próximo…Viva Giulia! Viva Ana Luiza!

  21. Soraya, Carolina, Paulinho e Marcos, vcs são o nosso orgulho. Que Deus continue dando forças e esteja presente em suas vidas, pois vcs estão transformando a dor em AMOR AO PRÓXIMO. Com certeza a Giulia e Ana Luiza estão muito felizes e orgulhosas dos pais que tiveram. Contem conosco – “Somos ALGUÉM contra o câncer infantil”. Amo vcs, Cassilda, Donny, Malú e Stefan.

  22. Eu sou alguém contra o câncer infantil!!!
    Obrigada por esse espaço tão preciso, estou tão feliz por essa conquista q as lagrimas insistem em cair, mais é de alegria.
    Parabéns pela força e coragem, mesmo através da perda, na verdade não perdemos quem amamos, amam,os e crescemos mais ainda com eles!!!
    #PraSempreAnaLuizaeGiulia em meu coração!!!

  23. #Eusoualguemcontraocancerinfalti , perfeita a escolha do nome será um projeto lindo, cheio de amor e esperança parabéns Deus ilumine os caminhos de vocês sempre …

  24. Oi, sou a mãe da Lahys que faz tratamento no A.C.Camargo e estivemos juntas na uti, fiquei muto feliz ao ver essa iniciativa do instituto que vocês tiveram, fico aqui a sua disposição para o que possa ajuda-los. Conte conosco.

    Flávia Malva

  25. Parabéns pela iniciativa… Que Deus ilumine todos vocs nessa caminhada!
    Podem contar comigo, apesar de morar no RJ…
    Eu sou ALGUÉM contra o cancêr infantil!
    Fiquem com Deus!😀

  26. Parabéns pela iniciativa… Que Deus ilumine todos vocs nessa caminhada! ♥
    Podem contar comigo, apesar de morar no RJ… Se eu puder ajudar de alguma forma, é só me avisar!😉
    Eu sou ALGUÉM contra o câncer infantil!
    Fiquem com Deus!😀

  27. Se fui ALGUÉM nas orações para as meninas… Quero ser ALGUÉM também para tantos outros que lutam todo dia e nos ensinam a evoluir como humanos. Parabéns pela iniciativa!
    Meu eterno abraço a todos.

  28. Quero parabenizar à todos por essa iniciativa maravilhosa, quero também ser ALGUÉM para ajudar de alguma forma no combate dessa doença malígna, conte comigo e a Silvia nessa luta.
    Que Deus abençoe à todos nós e que nos BLINDE com sua armadura (FÉ) nessa luta.

  29. Olá meu nome é Jeane sou de Manaus, e tenho um sobrinho de 13 anos que chama-s e Tiago Henrique que tem Neurofibramatose seguida de Glioma, ele quer tanto viver, apesar dessa doença nao doer, ela é uma doença que deforma a pessoa, prejudica a visao e por ai vai, a visao dele por dentro ja esta tomada pelos tumores, mas temos fe que vao se dissolver, mas o que me deixa triste é que depois de procurarmos tanto medicos em Manaus ,,hj é que vieram dizer que aqui nao tem jeito o melhor é ir para São Paulo, quer dizer nossa ultima tentativafoi o CECOM, por ser tratar de maligno, o medico acha que em Sao Paulo possa aparecer uma solucáo , mas minha familia esta sem condiçoes, eu e minha irma desempregadas.

    Queremos tentar e vamos , mas precisamos de ajuda, nunca fomo a Sao Paulo e miha irma sozinha com o filho doente esta mais aflita por ser tratar de uma cidade tao grande e que nao conhece ninguem. Se alguem puder nos ajudar eu agradeço, ele ate brinca que se chagarmos ate la quer conhecer o Santos. ele so quer uma chance , obg e desculpe pelo desabafo, é um desabafo de um a tia e madrinha que o ama muito

    Queremos tentar

  30. Parabens pela iniciativa Carol e Soraya e seus maridos que Deus contineu a abencoar voces cada vez mais.

  31. Carol e Marcos!
    Sou amiga do Marcelo, irmão do Marcos. Desde que vi uma fotinho dele no face com a Ana Luisa e você Carol, não pude mais esquecê-la nas minhas orações, no meu cotidiano. Pedi MUITO a Deus por ela e MUITO por vocês, pais. Força, coragem, fé e esperança. E Ele deu né? Sabia que nada era por acaso, que Deus tinha um propósito em tudo o que aconteceu e não estava enganada. Tive a grata surpresa de saber hoje, através do Marcelo, a respeito do Projeto e de tudo o que estão fazendo juntamente com os pais da pequena Giulia.

    Sou orgulhosa pela força e determinação de vocês. De não parar no sofrimento, mas ir adiante. Vocês não sabem a importância desta atitude que vai MUITO além de todas as pessoas que serão diretamente ajudadas. Vocês irão transformar o coração daqueles que souberem de vocês, como já transformam o meu também.

    Estou fazendo contatos com uma prima de Manaus que é psicóloga. E também divulgarei com amigos de SP. Sei que muitos poderão ajudar e é minha forma de contribuir. Contem comigo, sempre.

    Beijos,

    Pollyanna Sapori.

  32. Desidrato de tanto chorar sempre q leio algo a respeito das lindas meninas.” tb sou mãe”…rezo muito pra q de tudo certo, e q cada vez mais as pessoas consigam um tratamento digno …..Parabéns a vcs pela luta….vcs são pessoas iluminadas….

  33. Que Deus possa dá LUZ a todos ABENÇOAR e criar novas oportunidades não só para eu que quero e desejo a mudança mais para quem sofre com essa doença dramática, para que a esperança seja plantada e bons resultados colhidos .

  34. #TamoJunto Estou aguardando o contato de vocês, mande a missão que eu executo. Arregaçar as mangas por um bem tão grande, pode cansar fisicamente, mas nos deixa descansados espiritualmente… Abraçoo…

  35. Não foi por acaso que Ana Luiza e Giulia foram crianças que mobilizaram um país.
    Com pais como vocês, não poderia ser diferente.
    Resolver ser ALGUÉM para o próximo, qdo se vence uma luta, é fácil, mas ser ALGUÉM quando se perde um filho é somente para pessoas muito iluminadas!
    Parabéns e mais uma vez digo que podem contar comigo!

    Beijos!

    Fernanda (nandamfaria@globo.com)

  36. Que as bençãos de Deus estejam sempre com vocês. Morando aqui em Niterói-RJ, tbm quero ser alguém na vida de quem precisa e passa por essa luta tão dolorosa. Podem conter comigo!

  37. Vamos todos nos manifestar e ajudar ao próximo através do Instituto ALGUÉM (Ana Luíza e Giulia unidas em missão) Vamos ser ALGUEM nessa luta contra o câncer.

  38. Pingback: O Poder das Hashtags (III ETC Manaus) « (Dr.) Conte

  39. Queridos, que DEUS os abençõe nessa missão tão NOBRE! E viva Ana Luiza e Guilia, as anjinhas iluminadas!
    Sou de Manaus, moro em Manaus, sou advogada e mãe de 04 filhos: Victório 11anos, Victor 10 anos, Victória 08 anos e Valentina 01 ano. E nós, eu, meu marido e filhos acompanhamos pelo Face e pelo Blog a caminhada de Força Ana Luiza, e conhecemos a história de Guilia através de Ana Luiza e na oportunidade, nós e nossos nos sentimos movidos em oração e rezavámos todos os dias para Ana Luiza e Guilia, na oportunidade meus filhos me enchiam de perguntas e no dia em que o Pai chamou Ana Luiza eles se tocaram profundamente,. choraram, e rezamos por vocês e por ela. Assim, gostaríamos de ser ALGUÉM também, a somar forças para ajudar e colaborar no que form possível e necessário para alcançarmos o nosso próximo e me coloco a disposição meu cel é 9142-1047 e E-mail: biancacestaro@hotmail.com. Então ficamos no aguardo de suas respostas na finalidade de sabermos a forma de como podemos ajudar. Conte conosco. Recebam nossos votos de sucesso na missão que se propuseram e que o Espírito de DEUS esteja com vcs a iluminá-los sempre. Carinhosamente, Bianca Cestaro.

  40. Soraya, Paulinho, Carolina e Marcos, parabens pela brilhante ideia, com certeza, voces sao um exemplo de AMOR, estao dando continuidade na linda missao de Ana Luisa e Giulia. Gostariamos de ajuda-los a plantar este AMOR.Que DEUS os abencoe sempre. Almir, Jucileide, Almir Junior, Sabrina e Isabelle

  41. PARABÉNS CAROL E MARCOS,
    PELO SONHO REALIZADO, VOCÊS SÃO ENVIADOS POR DEUS.
    EU TENHO CERTEZA QUE O PAI TEM ALGO GRANDIOSO PARA VOÇÊS, CONTEM COMIGO PARA AJUDAR ALGUÉM, ASSIM COMO VOCÊS AJUDARAM MEU SOBRINHO ALAN VITOR, QUERO TAMBÉM AJUDAR.

Deixe uma Resposta

